sábado, 30 de julho de 2011

O Vinho e a Saude



Devido a algumas polemicas levantadas por colegas sobre qual regiao do pais tem o vinho de melhor qualidade, resolvi pesquisar sobre os beneficios desse liquido dos Deuses.... (Achei a polemica totalmente desnecessaria uma vez que os Melhores e mais premiados vinhos do Brasil sao produzidos em Sao Joaquim, Santa Catarina... rsrsrsrs sou um pouco bairrista.....)
Encontrei no site M de Mulher do Grupo Abril um artigo bem interessante....
Ai vai....

"O consumo de vinho tinto vem sendo cada vez mais recomendado pelos médicos. É que pesquisas apontam o resveratrol (substância antioxidante encontrada na uva) como um aliado contra doenças do coração e até câncer. "O vinho está virando um ingrediente do dia a dia para quem busca saúde", conta o cardiologista Fernando Lucchese, da Santa Casa de Porto Alegre.

E a boa notícia não para por aí. Estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) revelou que os tintos nacionais estão entre os vinhos com maior concentração dessa substância, cujo consumo regular também está relacionado à longevidade. Conheça os benefícios da bebida.

8 benefícios do vinho à saúde

· Sistema urinário protegido
O vinho reduz em até 60% o risco de formação de cálculos urinários.

· Visão sã e salva
Sua ação antioxidante diminui a degeneração ocular, causa comum de cegueira em idosos.

· Fim do Alzheimer
Seus componentes evitam o envelhecimento das células cerebrais, reduzindo o risco de doenças como o Alzheimer.

· Fortalecimento de ossos
A bebida melhora a densidade óssea, diminuindo o risco de osteoporose.

· Ferro contra anemia
Um copo de vinho tinto contém, em média, 0,5 mg de ferro. Com o álcool, o organismo absorve melhor o mineral responsável por combater a anemia.

· Remédio para casos de herpes
Investigação realizada por cientistas americanos sugere que o resveratrol impede a multiplicação do vírus que provoca a herpes.

· Desobstrução dos vasos sanguíneos
A substância também impede a oxidação do colesterol ruim, que fica acumulado nas artérias e pode provocar infarto ou derrames.

· Freio de tumores
O resveratrol ainda controla os radicais livres do organismo, inibindo mutações genéticas que levam ao aparecimento de tumores."
Quem quiser saber mais sobre saude... acesse o site que eh interessantissimo... http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/beneficios-vinho-saude-634039.shtml

Um comentário:

  1. Não conhecia esses "benefícios" da tua lista, mas concordo com todos e com o maior deles:o prazer de beber um bom vinho!
    Só não sabia dessa informação sobre vinhos de São Joaquim... até onde sei, os mais premiados são os gaúchos, alguns do Vale do São Francisco... De qualquer modo, cheers to you!

    ResponderExcluir